terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

CANARANA: Prefeitura e Codevasf Realizam Audiência Pública para Implatação do Programa Agua Para Todos




Na manhã desta terça-feira 26  de  fevereiro  2013 a Codevasf e Prefeitura Municipal de Canarana, Realizaram Audiência Publica, para debater investimentos do Programa Água Para Todos no município.  O  evento  que aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores ,contou com a participação de agricultores,sendo representados por associações, sindicatos, Igrejas e outras entidades.  O Gerente Regional da Codevasf, Luiz Alberto, apresentou todas as informações sobre o programa e anunciou  investimento de cinco milhões  para o município Canarana.  Aberto informou, que alem das 161 cisternas já disponíveis para a população, o presidente da Codevasf,  disponibilizou recursos para construção de sistema simplificado de água,  construção de barreiros no valor de 210.000.00(Duzentos e Dez Mil Reais) construção de banheiros, no valor de 100.000.00(Cem Mil Reais) recuperação de estradas vicinais, no valor de 2.800.000.00( Dois Milhões e Oitocentos Mil Reias) e recursos no valor de 1.300.000.00(Um Milhão e Trezentos Mil Reias) para revitalização da bacia do Rio Jacaré.
O Prefeito Reinan Oliveira, disse que o município passa por grandes dificuldades em virtude da seca,  destacou que a maior preocupação do homem do campo  no momento,  é conseguir água para sua sobrevivência.  Segundo ele, as comunidades de Lagoa Velha , Umburanas do Querê e outras localidades, ainda convivem  com o consumo de água salgada, reivindicou que a Codevasf faça chegar água doce para essa população.  O prefeito disse ainda, que a realização da Audiência Publica, norteia novos investimentos, para que todas as comunidades sejam atendidas com água de qualidade. Reinan Oliveira lembrou, que  todas as ações do Programa Água para Todos, são frutos da preocupação dos governos Federal e Estadual, que tem dedicado esforços para combater a seca no Nordeste.  O gerente Regional da CAR,  Helder  Sodré ,esclareceu  as dividas dos agricultores e falou sobre a importância das comunidades cobrarem seus direitos junto aos governos.
Para o Secretário Municipal de Agricultura Gérson Martins, o apoio dado pelo prefeito na viabilização de projetos para o setor, colabora para que Canarana  possa ter uma agricultura sustentável.
A empresa JM, ganhadora da licitação que vai instalar as cisternas, esclareceu como funcionara os critérios para quem vai receber o benéfico.
Na oportunidade, foi criado o Comitê Gestor que contará com vinte integrantes, membros de:  associações, Igrejas, Poder  Público e outros setores.  A primeira reunião,  ficou marcada para o dia 20 de março. É o comitê Gestor, que vai indicar as famílias que serão beneficiadas pelo programa.   O evento contou ainda, com a participação de representantes da EBDA, Banco do Brasil, Bradesco, Vereadores, Secretários e do Vice Prefeito, Vado Novais.



Prefeito Reinan Oliveira

Teste Teste Teste