sábado, 8 de junho de 2013

2ª PLENÁRIA DO PPA É REALIZADA EM UMBURANA DO QUERÊ



Neste sábado, a prefeitura de Canarana-Ba ,  realizou a 2ª Plenária do PPA no distrito de Umburana do Querê.  O encontro contou com a participação de diversas comunidades que  puderam levar ao governo municipal, sugestões  que vão direcionar os investimentos em todas as áreas durante os próximos 04 anos.  De acordo com a moradora Márcia Oliveira,  a realização do PPA, foi muito importante para a população local, que tiveram a oportunidade de opinar, cobrar soluções para os problemas e entender como funcionará as ações do governo.  Essa é a primeira vez na historia de Canarana, que  uma gestão convoca a sociedade para discutir as ações de governo. De acordo com o Prefeito Reinan Oliveira, ele está cumprindo sua promessa de campanha, onde garantiu  a população, que faria  uma verdadeira mudança administrativa no município. O prefeito lamentou o fato de está trabalhando em seu primeiro ano, com orçamento deixado pela gestão passada,  que não lhe permite resolver   parte dos  problemas, em virtude da falta de previsão orçamentária.  A falta de planejamento dos governos anteriores,  vem causando grandes transtornos aos munícipes.  Em Umburana do Querê e povoados vizinhos, cerca de mil famílias  estão convivendo com o sofrimento da falta d´água nas torneiras.  Uma preocupação que vem tirando o sono do Prefeito Reinan Oliveira que desde o inicio de sua gestão, tem buscado soluções urgentes junto ao governo do estado.
De acordo com o gestor que nas ultimas semanas,   esteve em Salvador com o presidente da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), Abelardo de Oliveira, com o intuito de viabilizar a extensão de rede de água para as comunidades de Lagoa Nova, Lagoa Velha e Umburana do Querer,  ao lado do deputado estadual líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, Zé Neto (PT), o projeto de viabilidade já está em fase de conclusão e que em breve o governo iniciará a construção da adutora que abastecerá esses municípios, a partir da barragem do Rio Tijuco. O gestor informou ainda, que em virtude da urgência,  alugou um poço artesiano de um morador da comunidade que irá fornecer água para as famílias, alem de ter  contratado um carro pipa,  que ficará exclusivo para abastecer Umburana e outros povoados próximos.
Com a implantação do PPA- Plano Plurianual 2014- 2017, problemas como estes, poderão ser evitados, uma vez que haverá planejamento, a partir da participação popular que indicarão suas prioridades.  

Outras duas Plenárias serão realizadas no próximo final de semana, para fechar as discussões em  torno do PPA   
03 - ETAPA - Dia 15 de Junho (Sábado) às 8 horas no Grupo Escolar Maximino Martins em Salobro. Participam as Comunidades de: Salobro; Ladeira Vermelha; Lagoa Nova; Queimada de Gil; Queimada de João Martins; Vila Nova; Recife; Moco sem Sal; Corredor; Planalto; Morrinho; Bonita; Pau Dárco;



04 - ETAPA - Dia 16 de Junho (Domingo) às 8 horas no Grupo Escolar Faustiniano Lopes Ribeiro (antigo CNEC).Participam as Comunidades de: Canarana(Sede); Jurubeba; Muquem do Peixe; Velame; Tanque Furado; Lagoa Bonita; Lagoa Nova dos Caboclos; Cabaças; Quixaba; Barro Vermelho; Barauna; Baixa do Vigário; Lagoa de Dentro; Tiburcio; Barriguda I e II; Capivara; Lagoa Clara I, II e III; Licuri do Simeão.





Teste Teste Teste