segunda-feira, 5 de agosto de 2013

CANARANA REALIZOU A 1ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA.

Escrito por
No ultimo sábado foi realizado em Canarana, a 1ª Conferência Municipal de Cultura, o evento contou com a presença de artistas, membros da sociedade civil, do poder púbico e do Sr. Solon Barreto, representante da SECULT.   Após  varias discussões sobre as principais ações a ser  desenvolvidas para fomentar a cultura no município.  Foram eleitas 04 metas prioritárias, que serão enviadas ao governo estadual, para serem inseridas  no plano de investimento da Secretaria Estadual de Cultura.
Na oportunidade, foram eleitos os delegados que vão participar da Conferência Estadual  representando o município de Canarana.  O artista plástico e empresário, Carneiro, exibiu suas telas no salão de reuniões da câmara.  A noite foi de muita emoção, no lançamento do filme  Antonio  e Maria, gravado no povoado de Planalto, dirigido pelo Cineasta Sandoval   Dourado. 


Na noite do ultimo sábado dia 03 de Agosto de 2013, o publico da cidade de Canarana no Sertão Baiano viveu um grande momento, ao assistirem o lançamento do filme Antônio e Maria,  produzindo pelo cineasta  Sandoval Dourado.  O jovem que é do município, contou no filme  a historia de seus avos, que nos anos 60 enfrentaram a realidade da época e decidiram colocar seus filhos na escola. A historia do casal Antonio e Maria,  traduz uma realidade vivida pelo sertanejo naquela época, onde  as crianças eram obrigadas a ajudar seus pais  na roça.  Ao enfrentar uma doença e ter que buscar o tratamento  em São Paulo,  Maria passa a ver de perto as dificuldades que Antonio enfrenta na cidade grande, por ser  um agricultor que não sabia ler. Ao retornarem  para Canarana, o casal decide  colocar seus  filhos  na escola e começam a sonhar com um futuro melhor para eles.  Além de retratar os valores familiares, o filme mostra a importância da educação na formação da sociedade e  abre um debate sobre o trabalho escravo de crianças e adolescentes.
Segundo Sandoval, ainda este ano o filme será exibido em outros três países e concorrerá no festival nacional de cinema.
De acordo com Solon Barreto, representante da SUCUT no território de Irecê, o governo irá investir mais de trinta milhões para apoiar as produções de filmes.  Elogiou o apoio dado pelo Prefeito Reinan Oliveira  ao filme Antonio e Maria e parabenizou o governo do estado através da SECULT, que financiou o filme feito em Canarana.
Para o Cineasta Sandoval Dourado,  o filme que compõe um elenco de bons  profissionais, é apenas o começo de um sonho, ele informou que vem discutindo junto ao governo, a possibilidade de ser implantado em Canarana, um polo de produção cinematográfica, com toda estrutura disponíveis nos grandes centros.
O Prefeito Reinan Oliveira, parabenizou Sandoval pelo Filme Antônio e Maria e se colocou a disposição para apoiar todas as demais produções.
A exibição do filme que aconteceu na câmara municipal de vereadores fez parte da programação  da a 1ª conferencia Municipal de Cultura que aconteceu na manhã do ultimo sábado. 

VEJA MAIS FOTOS ABAIXO 

Teste Teste Teste