RELATÓRIO DOS PRIMEIROS 100 (CEM) DIAS
DO GOVERNO MUDANÇA COM RESPONSABILIDADE
SMAS – SECRETARIA
MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
I TRAVESSA TANCREDO
NEVES, Nº03
CANARANA-BA
INTRODUÇÃO
A Secretaria Municipal de Assistência Social
tem a missão institucional de formular, implantar, regular, financiar,
executar, monitorar e avaliar a Política Municipal de Assistência Social, como
parte integrante do SUAS – Sistema Único de Assistência Social.
Os
principais instrumentos de gestão são o PLAS – Plano Municipal de Assistência
Social, o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social e o FMAS – Fundo
Municipal de Assistência Social.
As
ações estão voltadas para o atendimento integral às famílias, às crianças e aos
adolescentes, às mulheres, aos idosos, às pessoas em situação de rua e às
pessoas com deficiência, estabelecendo-se como prioridade os segmentos que se
encontrem em situação de maior vulnerabilidade social.
A Secretaria responde pela
concessão, gestão ou orientação às famílias quanto aos benefícios
socioassistenciais que são de duas modalidades:
Continuados
(transferência
direta e regular de renda): BPC – Benefício de Prestação Continuada para
pessoas idosas e pessoas com deficiência (âmbito federal), o Programa Bolsa
Família (âmbito federal).
Eventuais:
modalidade
de provisão de proteção social básica de caráter suplementar e temporário que
integra organicamente as garantias do SUAS – Sistema Único de
Assistência Social , com fundamentação nos princípios de cidadania e
nos direitos sociais e humanos. Os benefícios consistem em auxílio-funeral,
auxílio-natalidade, auxílio-viagem, auxílio cesta-básica, auxílio-documentação
e auxílio-moradia, conforme constam na Lei Municipal Nº. 122 de 21 de junho de
2011.
ATIVIDADES
Demos início aos trabalhos da
Secretaria no dia 02 de janeiro do corrente ano, visitando os locais onde funcionavam
os setores desta secretaria. A primeira iniciativa tomada foi organizar os
espaços de funcionamento da Secretaria/Bolsa Família, CRAS e CREAS de acordo
com a Política Nacional de Assistência Social e da NOB – Norma Operacional
Básica.
Em seguido realizamos a
contratação da equipe técnica necessária para o oferecimento dos serviços
socioassistenciais: 2 Assistentes Sociais, 2 Psicólogas, 1 Advogado, 2
Pedagogas como Educadoras Sociais do CREAS, 2 Técnicas de Nível Superior como
Coordenadora do CRAS/CREAS, e 2 Técnicas de Nível Médio como Monitoras dos
Grupos de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS.
Com o objetivo de informar sobre
os serviços oferecidos na rede socioassistencial, participamos de algumas
reuniões:
·
Reunião promovida pela Secretaria Municipal de
Agricultura com as Associações Comunitárias, onde informamos sobre o
recadastramento do Bolsa Família e sobre a liberação do Benefícios Eventuais;
·
Reunião com Agentes Comunitários de Saúde,
juntamente com a Secretária Municipal de Saúde e Coordenadora da Atenção
Básica. Informamos sobre o recadastramento do Bolsa Família e entregamos um
questionário elaborado pela equipe técnica para o levantamento de dados das
áreas atendidas pelos agentes;
·
Participação na Semana Pedagógica, onde
apresentamos os serviços do CRAS e CREAS e orientamos os diretores e
professores das Escolas Municipais sobre a identificação e encaminhamento das
demandas;
·
Participação na inauguração do Centro
Cultural da Comunidade de Brejinho – estabelecimento de parceria de implantação
dos serviços do CRAS na comunidade;
·
Participação na reunião da Associação
Comunitária de Lagoa Clara I - informações sobre os serviços oferecidos pela
Secretaria e esclarecimento de dúvidas;
Reunimos com a Caixa Econômica de
Irecê para alterar os dados da Gestão do Programa Bolsa Família e atualizamos
os dados do novo gestor no SIGPBF – Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família
(MDS).
Realizamos também as alterações
nos sistemas do MDS – Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome,
como CadSuas, SuasWeb e Sisjovem.
Renovação do Conselho Municipal
de Assistência Social - CMAS e do CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da
Criança e do Adolescente (em andamento).
A
Secretaria Municipal de Assistência Social, com a supervisão do Coordenador da
Defesa Civil do município, está distribuindo 43.382 litros de leite UHT (embalagem tetra-park) doados pela Casa Civil para atender as famílias
atingidas pela seca, dando prioridade às famílias inscritas no Cadastro único.
A distribuição é de 4 litros por família, sendo essa entrega realizada
juntamente com as Associações Comunitárias e os Agentes Comunitários de Saúde.
Já atendemos a todas as comunidades dos territórios restando apenas a
distribuição aqui na Sede.
Realizamos a Semana da Mulher 2013 em comemoração ao Dia
Internacional da Mulher, no Distrito de Salobro e na Sede. Contamos com a
participação de Mulheres de destaque na comunidade. Atingimos uma média 160
mulheres.
Durante o período de 100 dias de
governo realizamos os seguintes atendimentos:
·
300 Benefícios Auxílio Cesta-Básica;
·
280 Benefícios Auxílio-Passagem;
·
20 Beneficios Auxílio-Óculos;
·
10 Benefícios Auxílio-Funeral;
·
35 Benefícios Auxílio-Moradia;
·
11 Encaminhamentos para 2ª via de Registro Civil;
·
180 Encaminhamentos referente à Saúde e Medicação;
·
05 Encaminhamentos do Passe Livre Intermunicipal;
·
80 Visitas Domiciliares;
Em relação ao Programa Bolsa
Família:
·
2.013 famílias atendidas (recadastramento e
atualizações cadastrais);
·
50 famílias atendidas (desbloqueios);
·
50 famílias atendidas (revezamento de cancelamento).
EM
EXECUÇÃO:
·
Implantação do Plano Brasil sem Miséria, através de
reuniões nos 8 territórios do município, envolvendo Agentes Comunitários de
Saúde, Associação Comunitária, Igreja Católica e Evangélicas, Pastorais, etc. Objetivo: Identificar demandas e propor
estratégias de ação nas comunidades;
·
Organização das Comunidades Quilombolas –
Implantação do CRAS Quilombola;
·
Criação do Núcleo dos Serviços da Rede
Socioassistencial em Salobro e nas comunidades de Baixa do Vigário, Mato Verde,
Lagoa de Zeca, Capivara, Lagoa Velha e Umburana;
Obs: em
anexo segue os relatórios do CRAS e CREAS.
Relatório
100 dias CREAS 2013
Este
relatório tem como objetivo informar a Prefeitura Municipal de Canarana os
serviços ofertados no Centro de Referência Especializada da Assistência Social
CREAS, que constitui uma espécie de relatório síntese do trabalho do ano 2012
da gestão anterior, bem como o trabalho desenvolvido pela equipe atual.
Durante
os meses de Janeiro, Fevereiro, Março e Abril do corrente ano a nova equipe
técnica do CREAS da cidade de Canarana Bahia, realizou quatro (04) reuniões com
o objetivo de planejar as ações para o ano de 2013. É importante frisar que as
reuniões foram de caráter emergencial para pontuarmos as ações que iremos
desempenhar e avaliar as irregularidades ocorridas em 2012. Dentre os problemas
detectados, constatou-se a ausência de salas apropriadas para atendimentos
individualizados e grupais; Verificamos que o CREAS encontrava-se em condição
irregular quanto a estrutura física. Faltando salas de coordenação de
atendimento individual e de grupos. Sala de atendimento psicossocial e
jurídico. Horário de funcionamento dos serviços (terças as sextas-feiras, sendo
(07) horas diários, abaixo do
recomendado pelo MDS).
Para
sanar irregularidades estruturais no CREAS de Canarana buscamos parceria com a
administração municipal para atender as demandas e as necessidades específicas
de cada família, fazendo os encaminhamentos necessários, bem como o
desenvolvimento de ações de proteção às famílias em situação de risco e
vulnerabilidade social decorrente da pobreza, prevendo o desenvolvimento de
serviços, programas e projetos locais de acolhimento.
Os
serviços ofertados pelo CREAS hoje, propicia a acolhida e escuta qualificada em
ambientes físicos assegurados espaços para atendimento familiar, individual e
em grupo, sendo garantida a privacidade do atendimento. A equipe
multiprofissional composta por Coordenador, Assistente Social, Psicóloga,
Advogado, Educadores Sociais e Auxiliar Administrativo, o trabalho desta equipe
potencializa a capacidade de proteção da família reparando a situação de violência
vivida, reduzindo riscos de reincidência de violação de direitos e seus
agravamentos, importante salientar que esta equipe possui estrutura adequada
para os atendimentos, com salas equipadas, contendo computadores e internet,
impressora, máquina de xerox, arquivos de aço e material consumo.
Funcionamos
de segunda à sexta-feira, das 08h00min à 12h00min e das 14h00 min às 17h00min.
Durante
as primeiras reuniões verificou-se a necessidade de elaborar o Plano de Ação
Trimestral (Janeiro, Fevereiro e Março), para a superação de dificuldades
encontradas indicando os responsáveis por casa ação, além de estabelecer prazo
para o seu cumprimento, como também reelaborar o cadastro de informaçõesdas
famílias e realizar ações de busca ativa para atualização cadastral das
famílias em situação de vulnerabilidade já referenciadas no território de
atuação do CREAS, pois encontramos os cadastros incompletos e desorganizados,
sendo feito o cadastramento de novas famílias.
Discutimos
também que o CREAS deve ofertar serviços que atendam a situações de risco
pessoal e social por ocorrência de negligência, abandono, ameaças, maus tratos,
violência física/ psicológica/sexual, discriminações sociais e restrições a
plena vida autonomia e exercício de capacidades, prestando atendimento
prioritário a crianças, adolescentes e idosos e suas famílias.
Outra
estratégia considerada exitosa foi a divulgação do CREASem carro de som nas
ruas da sede domunicípio , com a finalidade de divulgar os serviços
socioassistenciais da equipe e seus objetivos convidando a população para
conhecer nosso espaço e a equipe multiprofissional.
A
equipe técnica do CREAS participou do evento na Semana da Mulher, em
comemoração ao Dia Internacional da Mulher, junto com a Secretaria Municipal de
AssistênciaSocial e CRAS no Distrito de Salobroe Sede do município, na qual
abordamos o Tema Violência contra a Mulher. Pretendemos chamar a atenção para o
papel e a dignidade da mulher e levar a uma tomada de consciência do valor da
pessoa, perceber seu papel na sociedade, contestar e rever preconceitos e
limitações que vêm sendo impostos à mulher, como também participou da Jornada
Pedagógica do município a fim de divulgar o CREAS.
Além
das ações citadas foram realizados os serviços de atendimento de escuta e
orientação psicossocial e jurídico , atendimento às famílias referenciadas,
encaminhamento para rede de serviços, visitas domiciliares, estudos de caso e
elaboração de relatórios psicossociais.
Por
fim, cabe salientar que, juntamente com o registro das famílias, a equipe do
CREAS possui informações necessárias sobre o histórico de acompanhamento das
famílias, tornando possível aos técnicos saber se uma família esta sendo, ou já
foi acompanhada pelo CREAS.
Atenciosamente,
Equipe
técnica do CREAS
Fernanda
Dourado
Psicóloga
Helder
Novaes
Advogado
Virginia
Dourado Pereira
Assistente
Social
Eliara
Pimenta
Coordenadora
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