segunda-feira, 10 de junho de 2013

Canarana recebe visita doGrupo Intersetorial, que instituiu a Política Estadual para as Comunidades Remanescentes de Quilombos

 Nesta segunda-feira (10)  a cidade de Canarana-Ba,recebeu a visita do  Grupo Intersetorial, que instituiu a Política Estadual para as Comunidades Remanescentes de Quilombos, onde foram recebidos pelo Prefeito Municipal Reinan Oliveira, que se colocou a inteira disposição para apoiar todas as iniciativas do governo no combate as desigualdades sociais, que afetam as comunidades quilombolas.
De acordo com o grupo, a cidade de Canarana, foi escolhida para sediar o encontro regional dos remanescentes que deverá acontecer na próxima sexta-feira, por contar com  10 comunidades quilombolas, representando o maior numero de comunidades na região de Irecê. O encontro  reunirá vários prefeitos da região, representantes de associações comunitárias  e demais membros das comunidades quilombolas.
Após a reunião no gabinete do prefeito, o grupo  visitou a comunidade de Lagoa do Zeca, acompanhado da primeira dama Rosiê Seixas, da Assistente Social Monica  Coimbra Rodrigues e do gestor do Bolsa Família Jerre Adriano Monteiro.
Na sede da associação comunitária, representantes dos governos municipal e estadual,  abriram  um amplo debate sobre os direitos das comunidades remanescentes, que  durante anos foram esquecidos pelos governantes.
Um dos temas debatidos foi  a regularização fundiária dos territórios quilombolas, com apresentação de informações e esclarecimentos por representantes do INCRA, SEAGRI/CDA e Sepromi, vez que se trata de questão de extrema importância para as comunidades quilombolas e para a garantia do seu direito aos territórios tradicionalmente ocupados. Outros esclarecimentos como:  direito a saúde, moradia popular, inclusão nos programas sociais, resgate dos valores culturais, geração de emprego e fomento a educação, deixaram a comunidade confiante, nos possíveis avanços que poderão acontecer a partir do empenho por parte do governo.
Vale resaltar, que a prefeitura municipal de Canarana, vem desenvolvendo um trabalho importante nessas comunidades, através da assistência social, aonde vem sendo diagnosticado todas as dificuldades vividas pela população, que nunca tiveram a atenção dos gestores anteriores, causando um verdadeiro rastro de descaso e vulnerabilidade social.
Em apenas 05 meses de governo, a prefeitura já implantou projetos de saneamentos básicos, onde já foram contempladas as comunidades de Novo Horizonte e Volta do Angico, com banheiros, sistema de abastecimento de água e outras ações. .
 De acordo com o Prefeito Reinan Oliveira, erradicar a pobreza no município, significa humanizar a administração  publica, criando condições  para essas famílias sobreviverem de forma digna em suas terras.

Edsônia Bispo Santos, integrante do Conselho Regional das Comunidades Quilombolas da Região do Irecê, enfatizou o empenho por parte do prefeito Reinan Oliveira, na  viabilidade de políticas públicas,  que vem mudando a realidade desta população.

Teste Teste Teste