Secretário Apresenta Relatório da Educação em Canarana
Na
abertura da Jornada Pedagógica 2013, o Secretário de Educação Ronaldo
Neres, apresentou um relatório da lamentável situação em que encontra-se
a educação no município de Canarana.
A pasta
da Educação é responsável por 25% dos recursos municipais, previstos em
Lei. O município de Canarana emprega mais de 500 funcionários. É a área
que tem contato com o maior número de famílias, atendendo mais de 5500
alunos. É um dos grandes desafios do setor, que acumula anos de atraso
na educação.
O
Secretário disse que defenderá com todo vigor, a implantação da gestão
democrática, possibilitando a participação da comunidade escolar nas
decisões da escola. Para isso, que é preciso criar e fortalecer os
CONSELHOS ESCOLARES em cada escola do município, estimular a formação
dos GRÊMIOS ESTUDANTIS, criando espaço para que os estudantes participem
mais das decisões da escola, criar critérios e instrumentos legais que
nos possibilitem realizar a eleição dos DIRIGENTES ESCOLARES, tão
sonhada e defendida por todos nós.
Disse
que será um defensor do aluno, meninos e meninas carentes que vivem na
zona rural e nos bairros periféricos da cidade, que tem na educação a
sua única esperança de um futuro melhor. Por isso, todas as ações e
projetos serão voltados para eles, de forma que possam dar a
oportunidade para que os mesmos aprendam e se desenvolvam de forma
significativa e tenham condições de competir com igualdade no ingresso
ao ensino superior e no mercado de trabalho.
Afirmou
que no pouco tempo que está à frente da SME, percebeu que os problemas
são inúmeros, e que levarrá muito tempo para solucioná-los, entre eles,
destacou três que considera os mais graves.
1-
Um número excedente e uma má distribuição dos professores, enquanto em
algumas escolas situadas na sede do município e no Distrito de Salobro
temos até 04 professores excedentes, no povoado de Baixa do Vigário as
vagas ainda não foram preenchidas. Isso está ocorrendo por causa de
transferências feitas sem necessidade e por empossarem um grande número
de professores do concurso público de 2009 além das vagas que foram
abertas. (os motivos eu não vou entrar em detalhes porque todos já
sabem);
2-
Temos uma péssima infra-estrutura escolar, além de um déficit de pelo
menos 20 salas de aula. Encontramos as escolas com a estrutura elétrica,
hidráulica, banheiros e portas totalmente deteriorados e sem condições
de uso. Espaços onde antes eram salas de aula, foram ocupados por
laboratórios de informática, salas multifuncionais e bibliotecas.
Espaços que o município deveria ter construído, pois faz parte da sua
contra partida nas ações do PAR;
3-
Estamos com um dos piores IDEB da região e entre os últimos do nosso
país, 3,5 no 5º ano (4.630ª) e 3,3 no 9º ano (4.686ª), entre os 5.565.
Isso significa que a nossa educação vai muito mal e que as ações
executadas no nosso município nos últimos anos não surtiram efeitos em
termos qualitativos.
Ronaldo Neres, disse ainda que será necessário trabalhar em parceria com as demais secretárias.
1- Com
a Séc. de Saúde iremos implementar o PSE, otimizando as suas ações
diretamente com as escolas. (encontro com os diretores)
2- Com
a agricultura além do além dos 30% que iremos comprar do PNAE, iremos
atuar com a implantação de hortas nas escolas. (comentar encontro com os
agricultores).
3- Com a
Assistência Social além do acompanhamento da freqüência escolar, iremos
discutir o acompanhamento do rendimento escolar dos alunos.
4- Com
a séc. de esportes, estou discutindo com o secretário a possibilidade
de um funcionário da educação para implantarmos escolinhas de futebol e
de outros esportes.
O
poder público pode e deve fazer o seu papel, melhorando a
infra-estrutura das escolas, valorizando e investindo na formação
continuada dos professores, gestores e coordenadores;
Os
profissionais da educação, principalmente o professor deve assumir com
mais comprometimento o seu papel na melhoria da qualidade da educação,
pois, atualmente grande parte dos nossos professores já são graduados e
pós-graduados, o que teoricamente deveria se converter em melhores
práticas educativas e melhores resultados;
O
Secretário disse que para iniciar a gestão tínha que priorizar as ações,
e, nesse primeiro momento entendeu que alfabetizar é o primeiro passo
para sonhar com uma educação de qualidade no município. Estudos e
teóricos já comprovaram que uma criança alfabetizada na idade certa terá
sucesso em todos os seus estudos futuros.
Por
isso, os nossos projetos terão sempre o foco na alfabetização, o que não
significa que daremos atenção somente aos alunos de alfabetização e dos
anos iniciais do ensino fundamental, mas que teremos uma preocupação
para que as crianças se alfabetizem na idade certa, afirmou o gestor.
Para
Ronaldo, as ações serão desenvolvidas em parceria com o governo do
estado com Pacto pala Alfabetizações que atenderá as turmas do 1º ano e
do Governo Federal através Pacto pela Alfabetização na Idade Certa que
Atenderá as Crianças do 1º, 2º e 3º ano.
Mesmo com essas parcerias, o município fará seus próprios investimentos para que possamos consolidar esses programas.
Para
isso, a nossa Primeira Jornada Pedagógica, traz como tema “TRILHANDO OS
CAMINHOS DA ALFABETIZAÇÃO” onde, acreditamos que através das oficinas
que serão desenvolvidas nesses 03 dias, darão a todos vocês professores e
professoras uma idéia do que iremos trabalhar em rede ao longo da nossa
gestão.
Implantaremos
o diagnóstico de base alfabética em todas as escolas da rede municipal
para que possamos coletar dados e priorizar as nossas ações e projetos.
Inicialmente faremos uma amostragem com as turmas do 1º, 3º e 5º anos.
Porém,
entendemos que esse trabalho aqui iniciado deve ter continuidade, para
que possamos consolidar aquilo que queremos enquanto proposta
pedagógica.
Pois
sabemos muito bem que na educação os resultados só aparecem a médio e
longo prazo, daí a necessidade da continuidade das ações e projetos
implantados.
Ao
final da fala do Secretário, o Prefeito Reinan Oliveira, lamentou o
descaso na educação, e disse que fará de tudo para que o município de
Canarana, possa sair desta crise que cria uma insegurança educacional
para os alunos da rede pública.
A
Jornada Pedagógica,foi um sucesso e contou com uma equipe de
profissionais que foram contratados para realização das oficinas, todos
conhecedores não somente da teoria, mas são mestres em Prática
Pedagógica.. Canarana caminha para construir uma nova forma de educar.
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