Sec. Educação

Secretário Apresenta Relatório da Educação em Canarana


Na abertura da Jornada Pedagógica 2013, o Secretário de Educação Ronaldo Neres, apresentou um relatório da lamentável situação em que encontra-se a educação no município de Canarana.
A pasta da Educação é responsável por 25% dos recursos municipais, previstos em Lei. O município de Canarana emprega mais de 500 funcionários. É a área que tem contato com o maior número de famílias, atendendo mais de 5500 alunos. É um dos grandes desafios do setor, que acumula anos de atraso na educação.
O Secretário disse que defenderá com todo vigor, a implantação da gestão democrática, possibilitando a participação da comunidade escolar nas decisões da escola. Para isso, que é preciso criar e fortalecer os CONSELHOS ESCOLARES em cada escola do município, estimular a formação dos GRÊMIOS ESTUDANTIS, criando espaço para que os estudantes participem mais das decisões da escola, criar critérios e instrumentos legais que nos possibilitem realizar a eleição dos DIRIGENTES ESCOLARES, tão sonhada e defendida por todos nós.     
Disse que será um defensor do aluno, meninos e meninas carentes que vivem na zona rural e nos bairros periféricos da  cidade, que tem na educação a sua única esperança de um futuro melhor. Por isso, todas as ações e projetos serão voltados para eles, de forma que possam dar a oportunidade para que os mesmos aprendam e se desenvolvam de forma significativa e tenham condições de competir com igualdade no ingresso ao ensino superior e no mercado de trabalho.
 Afirmou que no pouco tempo que está à frente da SME, percebeu que os problemas são inúmeros, e que levarrá muito tempo para solucioná-los,  entre eles, destacou três que considera os mais graves.

1-      Um número excedente e uma má distribuição dos professores, enquanto em algumas escolas situadas na sede do município e no Distrito de Salobro temos até 04 professores excedentes, no povoado de Baixa do Vigário as vagas ainda não foram preenchidas. Isso está ocorrendo por causa de transferências feitas sem necessidade e por empossarem um grande número de professores do concurso público de 2009 além das vagas que foram abertas. (os motivos eu não vou entrar em detalhes porque todos já sabem);

2-      Temos uma péssima infra-estrutura escolar, além de um déficit de pelo menos 20 salas de aula. Encontramos as escolas com a estrutura elétrica, hidráulica, banheiros e portas totalmente deteriorados e sem condições de uso. Espaços onde antes eram salas de aula, foram ocupados por laboratórios de informática, salas multifuncionais e bibliotecas. Espaços que o município deveria ter construído, pois faz parte da sua contra partida nas ações do PAR;

 3-      Estamos com um dos piores IDEB da região e entre os últimos do nosso país, 3,5 no 5º ano (4.630ª) e 3,3 no 9º ano (4.686ª), entre os 5.565. Isso significa que a nossa educação vai muito mal e que as ações executadas no nosso município nos últimos anos não surtiram efeitos em termos qualitativos.
Ronaldo Neres, disse ainda que será  necessário trabalhar em  parceria com as demais secretárias.
 1- Com a Séc. de Saúde iremos implementar o PSE, otimizando as suas ações diretamente com as escolas. (encontro com os diretores)
 2- Com a agricultura além do além dos 30% que iremos comprar do PNAE, iremos atuar com a implantação de hortas nas escolas. (comentar encontro com os agricultores).
3- Com a Assistência Social além do acompanhamento da freqüência escolar, iremos discutir o acompanhamento do rendimento escolar dos alunos.
 4- Com a séc. de esportes, estou discutindo com o secretário a possibilidade de um funcionário da educação para implantarmos escolinhas de futebol e de outros esportes.
 O poder público pode e deve fazer o seu papel, melhorando a infra-estrutura das escolas, valorizando e investindo na formação continuada dos professores, gestores e coordenadores;
Os profissionais da educação, principalmente o professor deve assumir com mais comprometimento o seu papel na melhoria da qualidade da educação, pois, atualmente grande parte dos nossos professores já são graduados e pós-graduados, o que teoricamente deveria se converter em melhores práticas educativas e melhores resultados;
 O Secretário disse que para iniciar a gestão tínha que priorizar as ações, e, nesse primeiro momento entendeu que alfabetizar é o primeiro passo para sonhar com uma educação de qualidade no município. Estudos e teóricos já comprovaram que uma criança alfabetizada na idade certa terá sucesso em todos os seus estudos futuros.
 Por isso, os nossos projetos terão sempre o foco na alfabetização, o que não significa que daremos atenção somente aos alunos de alfabetização e dos anos iniciais do ensino fundamental, mas que teremos uma preocupação para que as crianças se alfabetizem na idade certa, afirmou o gestor.
 Para Ronaldo, as  ações serão desenvolvidas em parceria com o governo do estado com Pacto pala Alfabetizações que atenderá as turmas do 1º ano e do Governo Federal através Pacto pela Alfabetização na Idade Certa que Atenderá as Crianças do 1º, 2º e 3º ano. 
 Mesmo com essas parcerias, o município fará seus próprios investimentos para que possamos consolidar esses programas.
Para isso, a nossa Primeira Jornada Pedagógica, traz como tema “TRILHANDO OS CAMINHOS DA ALFABETIZAÇÃO” onde, acreditamos que através das oficinas que serão desenvolvidas nesses 03 dias, darão a todos vocês professores e professoras uma idéia do que iremos trabalhar em rede ao longo da nossa gestão.
Implantaremos o diagnóstico de base alfabética em todas as escolas da rede municipal para que possamos coletar dados e priorizar as nossas ações e projetos. Inicialmente faremos uma amostragem com as turmas do 1º, 3º e 5º anos.
 Porém, entendemos que esse trabalho aqui iniciado deve ter continuidade, para que possamos consolidar aquilo que queremos enquanto proposta pedagógica.
Pois sabemos muito bem que na educação os resultados só aparecem a médio e longo prazo, daí a necessidade da continuidade das ações e projetos implantados.
Ao final da fala do Secretário, o Prefeito Reinan Oliveira, lamentou o descaso na educação, e disse que fará de tudo para que o município de Canarana, possa sair desta crise que cria uma insegurança educacional para os alunos da rede pública.
 A Jornada Pedagógica,foi um sucesso e contou com uma equipe de profissionais que  foram contratados para realização das oficinas, todos conhecedores não somente da teoria, mas são mestres em Prática Pedagógica..  Canarana caminha para construir uma nova forma de educar.

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